Histórico

O atual Laboratório de Eletrônica de Potência (LEPO) da UDESC foi criado em 2001 pelo recém contratado Prof. Marcello Mezaroba, que passou a utilizá-lo para ministrar suas aulas práticas.

Inicialmente os equipamentos foram obtidos juntos à outros laboratórios do Departamento de Engenharia Elétrica e a estrutura era muito limitada, permitindo apenas a realização de experimentos básicos. Aos poucos o Laboratório passou a ser equipado com recursos da própria Universidade.

No ano seguinte o Prof. Alessandro Luiz Batschauer e o Prof. Joselito Anastácio Heerdt foram contratados pela instituição e passaram a fazer parte do corpo técnico do LEPO. Em 2003 houve uma primeira reforma do laboratório, com ampliação de espaço físico, permitindo a criação de uma sala de professores e de um laboratório para pesquisa e desenvolvimento, que passou a ser equipado principalmente com recursos oriundo de projetos de pesquisa financiados por agências de fomento.

Em 2005 foi defendida a primeira Dissertação de Mestrado vinculada ao laboratório, do aluno Julio Cezar Raycik. No mesmo ano foi assinado um convênio entre a UDESC e a ELETROBRÁS para a criação do Laboratório de Otimização de Sistemas Motrizes (LAMOTRIZ), sob a coordenação do Prof. Joselito.

No ano de 2006 também foi estabelecido um convênio entre a CELESC e a UDESC para a criação do Laboratório de Eficiência Energética (LEE), sob a coordenação do prof. Mezaroba. Neste mesmo ano foi efetuada uma nova reforma e expansão do espaço físico, buscando acomodar os novos laboratórios recém criados e ampliando o ambiente de pesquisa e desenvolvimento.

Durante o período que compreendeu os anos de 2008 e 2009, a equipe do nPEE foi composta também pelos professores Cassiano Rech e Leandro Michels.

No ano de 2010 o professor Yales Rômulo de Novaes foi contratado pela instituição e passou a fazer parte do corpo técnico do núcleo de Processamento de Energia Elétrica, assumindo o laboratório de Otimização de Sistemas Motrizes(Lamotriz). Neste mesmo ano, o professor Fabiano Ferreira Andrade também compôs a equipe do núcleo.

Já no ano de 2011 tivemos a expansão do espaço físico do núcleo, com novas salas para os professores e a criação de uma sala de reuniões. No segundo semestre do ano, o nPEE contou com a contratação do Dr. Eng. Sérgio Vidal Garcia Oliveira e a criação da Célula de Pesquisas em Microrredes de Energias Alternativas Renováveis (CMEAR), sob coordenação do professor Yales.

Em 2012 foi anexada uma area de aproximadamente 60m² onde localiza-se as salas de trabalho de bolsistas e mestrandos.

Atualmente o nPEE conta com uma excelente estrutura laboratorial e humana para a realização de pesquisa e desenvolvimento e conta com diversos Projetos de Pesquisa e Dissertações de Mestrado finalizadas.

© nPEE 2019 - Esta página é melhor visualizada na resolução de 1280 por 800 pixels.