Notícias
20/12/2023

Udesc Joinville adquire veículo elétrico com recursos do Programa Qualifica

O Centro de Ciências Tecnológicas da Udesc em Joinville recebeu, em 14 de dezembro, o primeiro veículo elétrico da Udesc da marca JAC Motors, modelo e-JS-4.

A aquisição do veículo ocorreu por meio de licitação, utilizando recursos da Programa Qualifica 2 da Universidade.  O veículo irá equipar o recém-inaugurado Laboratório de Mobilidade Elétrica (nMOB), associado ao Núcleo de Processamento de Energia Elétrica (nPEE) do CCT e também  terá uso nas viagens regulares do Centro.

O nMOB é um laboratório de ensino e pesquisa multiusuário, dedicado à mobilidade elétrica, concentrando-se nas principais tecnologias empregadas em veículos elétricos. Para tanto, foram adquiridos anteriormente, equipamentos para monitoramento, emulação e diagnóstico de carregamento veicular, kits de eletrificação, estações de carga e o próprio veículo elétrico. O laboratório integra-se ao Laboratório de Nanorredes (nGRID), que dispõe de sistemas de geração fotovoltaica e armazenamento de energia.

O nMOB tem como objetivo estabelecer uma infraestrutura laboratorial para o desenvolvimento de pesquisa na área de mobilidade elétrica, além de criar uma infraestrutura física para o carregamento de veículos elétricos. Isso preparará o campus da Udesc Joinville para a recepção de veículos elétricos, possibilitando o estudo "in loco" dessas tecnologias comerciais pelos acadêmicos.

O professor Marcelo Mezaroba destaca que o veículo elétrico proporcionará aos professores e acadêmicos acesso direto a essa tecnologia, permitindo o estudo prático dos sistemas que compõem o veículo e facilitando o desenvolvimento de equipamentos para diagnóstico, infraestrutura e manutenção desses veículos.

O nMOB também se integrará à Nanorrede de Energia do nPEE, que já conta com um sistema de energia solar fotovoltaica e sistemas de armazenamento de energia baseados em supercapacitores e baterias de lítio. O próximo passo para a conclusão da implantação do nMOB será a instalação de uma estação de recarga rápida em frente ao novo Bloco J – Centro de Visitação e de Projetos Multidisciplinares.

Segundo o Diretor Geral, professor Antonio Heronaldo de Sousa, a instalação da estação de carga no bloco será entregue no primeiro semestre de 2024.  O Bloco J abrigará diversos projetos correlatos à área de mobilidade elétrica, como o projeto Hurakan – Barco Solar e os projetos de veículos elétricos Vellev e E-Force.

“Proporcionaremos facilidades aos usuários desse tipo de veículo e aos pesquisadores para a realização de testes de monitoramento de carga no veículo elétrico recém-adquirido e em outros que se tornarem disponíveis”, destacou Sousa. Outro ponto destacado pelo Diretor Geral foi a possibilidade de despertar nos futuros visitantes do Bloco J, o interesse por veículos mais sustentáveis e pela engenharia como um todo.


© nPEE 2024 - Esta página é melhor visualizada na resolução de 1280 por 800 pixels.